Avançar para o conteúdo principal

Fronteiras XXI - O que é que podemos fazer pelo planeta?

A vida na Terra nunca esteve tão ameaçada como agora. A crise climática tem-se agravado a um ritmo mais acelerado do que o previsto.
Jovens de todo o mundo uniram-se para ser o megafone da comunidade científica: exigem uma ação global conjunta que garanta o futuro das próximas gerações.
Hoje 7,7 mil milhões de pessoas habitam o planeta, em 2050 seremos quase 10 mil milhões. Como é que vamos alimentar uma população crescente? Teremos mesmo de aumentar a produção agrícola quando hoje 1/3 dos alimentos vão parar ao lixo? Os hábitos de consumo geram tanto desperdício que terão de ser radicalmente alterados.
As emissões de gases com efeito de estufa não dão sinais de abrandamento, para dar resposta às necessidades dos transportes, indústria e da agropecuária. O degelo dos polos Ártico e Antártico agrava-se. A geografia de regiões inteiras está a mudar. E as florestas continuam a ser dizimadas para aumentar a produção de gado e de culturas como a soja. As consequências podem ser irreversíveis. Está em curso uma extinção de milhões de espécies de animais e de plantas que afetará todos.
O que podemos fazer para alterar este cenário? Mais de metade dos portugueses diz estar disposto a reduzir o consumo de carne e pagar mais por produtos de origem sustentável, segundo dados do "Segundo Grande Inquérito sobre Sustentabilidade" em Portugal, agora divulgado. Mas há muitas outras formas de reduzirmos a pegada ecológica no dia-a-dia.

Créditos: RTP Play

Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

O calendário escolar completo para 2022/2023.

As aulas iniciam-se entre 13 e 16 de setembro para os estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário e as interrupções letivas decorrem de 19 de dezembro a 2 de janeiro, de 20 a 22 de fevereiro e de 3 a 14 de abril. Créditos: JN | Jornal de Notícias Ler Conteúdo relacionado -  Despacho n.º 8356/2022

Os 8 pilares da Literacia Digital.

Créditos: Linha de Leitura