Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Margarida Gaspar de Matos: “Vejo os miúdos tristes e ansiosos. Máscara dificultou desenvolvimento da fala.”

A coordenadora do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação para avaliar os efeitos da pandemia na saúde mental dos alunos alerta que dois anos de medo e incerteza deixaram toda a sociedade mais vulnerável, em particular os mais novos. E há sinais de alerta a que é importante estar atento, avisa Margarida Gaspar de Matos. Créditos: Expresso  Ler

“Durante a pandemia, os ecrãs funcionaram como uma chupeta, uma baby-sitter para as crianças. Agora, a situação está descontrolada.”

No consultório, a psicóloga clínica Rute Agulhas vê muitos miúdos que, privados dos ecrãs, “parecem drogados em abstinência” e pais desesperados sem saber o que fazer. No livro Miúdos e Ecrãs, que escreveu em parceria com o jornalista Filipe Gil e que será lançado este mês, deixa conselhos práticos para ajudar as famílias a gerir o tempo que os mais novos passam agarrados ao telemóvel ou ao tablet, que se transformou num dos maiores focos de conflito entre pais e filhos. Créditos: Expresso Ler

Como estimular o desenvolvimento cerebral dos vossos bebés.

(Créditos: Imagem retirada de Bê-á-Bá da Pediatra)  

A participação da família na escola dos filhos.

A investigação em ciências da educação demonstra que o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos contribui para melhorar significativamente os desempenhos sociais e académicos dos alunos. Créditos: Público Ler

Noesis - Notícias da Educação.

Boletim do mês de março de 2022 da revista Noesis , publicada pela Direção-Geral da Educação. Créditos: Direção-Geral da Educação | Ministério da Educação Ler

Conferência - Alimentação e Saúde Pediátrica.

 

Dads — Trailer oficial.

Dia do Pai