Avançar para o conteúdo principal

Opinião: A Educação não é uma mercadoria.

As escolhas em Educação têm de ser ponderadas e compreender a complexidade. Daí que a transparência e a verdade tenham de estar presentes sempre. Infelizmente, há quem compreenda mal o que está em causa quando se encara essas realidades. A transparência corresponde à necessidade de acesso à informação relevante e a tudo o que na vida das instituições tem a ver com o bem comum. A verdade respeita ao escrupuloso respeito pela realidade e pelo seu conhecimento - em nome da dignidade humana, do respeito mútuo e da confiança cidadã. Sabemos como se gerou a crise financeira de 2008 e quais as suas consequências: a partir da opacidade e da ilusão. Julgou-se que havia mais riqueza pelo facto da circulação da moeda ser mais rápida. Eis o que devemos salvaguardar quando falamos de Educação e de uma seriação. E aí temos o risco da ilusão formal.

Créditos: JN

Mensagens populares deste blogue

Saiba tudo sobre sexting.

A internet e as redes sociais são hoje universos incontornáveis nas nossas vidas, trazendo vantagens mas também alguns riscos. A pensar nisso, A Praça de terça-feira, dia 2 de outubro, falou sobre sexting. Sabe o que é? Veja ou reveja a conversa, que contou com vários especialistas.   Créditos: A Praça | RTP   Ver

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Sociedade Civil - Crianças e Emoções.

Sentimo-las ainda antes de nascer. Depois vamos desenvolvendo cada uma delas, num processo complexo e demorado. Por isso, quando se é criança, lidar com as emoções não é tarefa fácil. Créditos: RTP Play Ver Conteúdo relacionado - Podcast – Momento a S.Ó.S.