Avançar para o conteúdo principal

Da Capa à Contracapa - As praxes devem acabar ou são importantes?

Neste sábado, o Da Capa à Contracapa dedica-se às praxes e tradições académicas, com base num livro de Elísio Estanque.“Ao contrário de algumas ideias feitas acerca do individualismo", a praxe acaba por mostrar "que os jovens dão importância ao grupo e que a vida não tem muito sentido sem o coletivo".
Estas são palavras do sociólogo da Universidade de Coimbra, Elísio Estanque, investigador e autor de um livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre “Praxes e Tradições Académicas”.
É daqui que parte a conversa deste sábado, com Elísio Estanque a partir da Alemanha, via Skype, e Bernardo Rodrigues, presidente da Associação Académica de Lisboa.
Conheça um pouco melhor a realidade das praxes e das tradições, bem como as várias dinâmicas e mecanismos sociais de integração no meio académico.
O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Para ouvir sábado às 9h30 e também em rr.sapo.pt.

Créditos: Rádio Renascença

Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Estudo: menos tempo a olhar para um ecrã melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

Estudo publicado no jornal The Lancet Child & Adolescent Health diz que o ideal seria passarem menos de duas horas por dia frente a ecrãs, dormirem o suficiente e terem atividade física.   Créditos: Observador   Ler

Pequeños gestos para criar a un genio, según un estudio de 45 años con niños súper inteligentes.

Permitir que su hijo duerma en casa de amigos es un modo de expandir sus mentes. Créditos: El País Ler