Avançar para o conteúdo principal

Ansiedade ou ansiedade de separação?

A ansiedade é caraterizada por uma sensação de preocupação e tensão. O termo ansiedade-separação diz respeito à ansiedade sentida pelas crianças quando se separam do seu cuidador primário habitual (geralmente os pais). Uma ideia importante a reter é de que é normal que todas as crianças verbalizem, sintam ou manifestem uma certa ansiedade quando são afastadas dos cuidadores. O problema surge quando esta separação limita e inibe a criança de continuar as suas atividades por um longo período de tempo, tornando-se prejudicial, podendo tratar-se, nestes casos, de uma perturbação.

Créditos: Crianças a torto e a Direitos

Mensagens populares deste blogue

Saiba tudo sobre sexting.

A internet e as redes sociais são hoje universos incontornáveis nas nossas vidas, trazendo vantagens mas também alguns riscos. A pensar nisso, A Praça de terça-feira, dia 2 de outubro, falou sobre sexting. Sabe o que é? Veja ou reveja a conversa, que contou com vários especialistas.   Créditos: A Praça | RTP   Ver

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Sociedade Civil - Crianças e Emoções.

Sentimo-las ainda antes de nascer. Depois vamos desenvolvendo cada uma delas, num processo complexo e demorado. Por isso, quando se é criança, lidar com as emoções não é tarefa fácil. Créditos: RTP Play Ver Conteúdo relacionado - Podcast – Momento a S.Ó.S.