Avançar para o conteúdo principal

"Não é possível que as crianças voltem agora à escola e fiquem aprisionadas na sala de aula".

Carlos Neto, professor na Faculdade de Motricidade Humana, diz que é necessário "desconstruir a pandemia do medo" e dar liberdade às crianças, sobretudo aos mais novos, para que voltem a brincar e a tocar-se. 
E defende que é necessário "desconfinar as crianças das salas de aulas", aproveitando a pandemia para reinventar o modelo de escola e trazer as salas de aula para o exterior, como já se faz em países nórdicos, por exemplo. Os professores devem criar contextos para que todo o corpo da criança, não só o cérebro, participe na aprendizagem, combatendo assim os meses de sedentarismo e inatividade física, diz Carlos Neto.

Créditos: TVI Player


Conteúdo relacionado

Mensagens populares deste blogue

Saiba tudo sobre sexting.

A internet e as redes sociais são hoje universos incontornáveis nas nossas vidas, trazendo vantagens mas também alguns riscos. A pensar nisso, A Praça de terça-feira, dia 2 de outubro, falou sobre sexting. Sabe o que é? Veja ou reveja a conversa, que contou com vários especialistas.   Créditos: A Praça | RTP   Ver

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Sociedade Civil - Crianças e Emoções.

Sentimo-las ainda antes de nascer. Depois vamos desenvolvendo cada uma delas, num processo complexo e demorado. Por isso, quando se é criança, lidar com as emoções não é tarefa fácil. Créditos: RTP Play Ver Conteúdo relacionado - Podcast – Momento a S.Ó.S.