Avançar para o conteúdo principal

Fronteiras XXI - Radicalismo: deixámos de saber dialogar?

No último ano, aumentaram os discursos extremistas e a fragmentação da opinião. Segundo a Europol, a pandemia da Covid-19 foi a pólvora e as redes sociais o rastilho para a disseminação de ideologias violentas. Uma tendência à qual Portugal não escapou.
De onde vem esta polarização e agressividade? Onde é que o debate extremado mais acontece? E será que a comunicação social e as redes sociais podem ser catalisadoras do extremismo? Nesse caso, qual a responsabilidade destas plataformas na radicalização do discurso?
As chamadas “causas fracturantes” são realmente essenciais ou são instrumentos de distracção? Perdeu-se a necessidade de questionar e de procurar perspectivas diferentes? Estarão os diálogos moderados em vias de extinção?

Créditos: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Mensagens populares deste blogue

Saiba tudo sobre sexting.

A internet e as redes sociais são hoje universos incontornáveis nas nossas vidas, trazendo vantagens mas também alguns riscos. A pensar nisso, A Praça de terça-feira, dia 2 de outubro, falou sobre sexting. Sabe o que é? Veja ou reveja a conversa, que contou com vários especialistas.   Créditos: A Praça | RTP   Ver

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Sociedade Civil - Crianças e Emoções.

Sentimo-las ainda antes de nascer. Depois vamos desenvolvendo cada uma delas, num processo complexo e demorado. Por isso, quando se é criança, lidar com as emoções não é tarefa fácil. Créditos: RTP Play Ver Conteúdo relacionado - Podcast – Momento a S.Ó.S.