Avançar para o conteúdo principal

Desafios para a educação: papel da cultura como instrumento de inovação.

Sobre desafios.
Falar de algumas das características deste século que vivemos é reafirmar dados evidenciados por muitos. Vivemos uma revolução tecnológica, marcada sobretudo pela celeridade das mudanças e por uma evolução da inteligência artificial que acompanhamos com dificuldade. Vivemos, de forma particularmente preocupante, o drama das alterações climáticas como alerta para a necessidade de uma intervenção urgente nas políticas ambientais. Vivemos uma época em que a informação nunca foi tão facilmente acessível, o que contrasta com uma simultânea maior permeabilidade à manipulação da vontade e do conhecimento através da disseminação de informação falsa ou enviesada. Assistimos à emergência de movimentos populistas e a radicalismos que toldam o discernimento e põem a causa a qualidade do debate democrático. Em todo este quadro, a definição de política educativa passa, cada vez mais, por assumir firmemente opções claras sobre a missão da educação e a forma como esta se pode tornar instrumento para fazer face a antigos e novos desafios.

Créditos: João Costa

Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Estudo: menos tempo a olhar para um ecrã melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

Estudo publicado no jornal The Lancet Child & Adolescent Health diz que o ideal seria passarem menos de duas horas por dia frente a ecrãs, dormirem o suficiente e terem atividade física.   Créditos: Observador   Ler

Pequeños gestos para criar a un genio, según un estudio de 45 años con niños súper inteligentes.

Permitir que su hijo duerma en casa de amigos es un modo de expandir sus mentes. Créditos: El País Ler