Avançar para o conteúdo principal

"Estamos na Idade da Pedra da Revolução Digital". Como explicar o fenómeno das notícias falsas.

O quinto e último episódio de Admirável Mundo Novo.
As notícias falsas têm influenciado resultados eleitorais e condicionado as nossas escolhas mais privadas, de forma particularmente perigosa no que diz respeito à saúde.
Em 2019, a ciência conseguiu perceber melhor o que nos leva a acreditar em notícias falsas e a contribuir para as espalhar.
"Notícias Falsas, Pessoas Reais", o ambicioso projeto de investigação de Joana Gonçalves de Sá recebeu 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para criar mais conhecimento sobre esta epidemia potenciada pela revolução digital, com consequências ainda difíceis de antecipar.
"Estamos na Idade da Pedra da Revolução Digital", sublinha a cientista, e um dia - se tudo correr bem - olharemos com vergonha para este período.

Créditos: SIC Notícias

Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Estudo: menos tempo a olhar para um ecrã melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

Estudo publicado no jornal The Lancet Child & Adolescent Health diz que o ideal seria passarem menos de duas horas por dia frente a ecrãs, dormirem o suficiente e terem atividade física.   Créditos: Observador   Ler

Pequeños gestos para criar a un genio, según un estudio de 45 años con niños súper inteligentes.

Permitir que su hijo duerma en casa de amigos es un modo de expandir sus mentes. Créditos: El País Ler