Avançar para o conteúdo principal

"Não é possível que as crianças voltem agora à escola e fiquem aprisionadas na sala de aula".

Carlos Neto, professor na Faculdade de Motricidade Humana, diz que é necessário "desconstruir a pandemia do medo" e dar liberdade às crianças, sobretudo aos mais novos, para que voltem a brincar e a tocar-se. 
E defende que é necessário "desconfinar as crianças das salas de aulas", aproveitando a pandemia para reinventar o modelo de escola e trazer as salas de aula para o exterior, como já se faz em países nórdicos, por exemplo. Os professores devem criar contextos para que todo o corpo da criança, não só o cérebro, participe na aprendizagem, combatendo assim os meses de sedentarismo e inatividade física, diz Carlos Neto.

Créditos: TVI Player


Conteúdo relacionado

Mensagens populares deste blogue

Kids are glued to their screens – but parents are in no position to criticize.

A study has found teens are ‘hyperconnected’ to their phones but many of their parents have a problem with their own screen time.   Créditos: The Guardian   Ler

Esther Wojcicki: “La mayoría de la gente no sabe reconocer una noticia falsa”

La directiva de Creative Commons defiende la educación creativa y crítica por encima del modelo tradicional. Créditos: El País Ler

"Os benefícios de reabrir as escolas são muito maiores do que o risco".

Elisabete Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia, subscreve a carta aberta que pede "prioridade à escola", mas admite que "a mensagem tem de ser bem passada". Créditos: DN Ler