Avançar para o conteúdo principal

Como explicar às crianças o efeito manipulador dos anúncios?

Sabemos que a indústria publicitária está repleta de técnicas para influenciar as escolhas e hábitos de consumo do público, tanto dos adultos como das crianças. 
Alguns estudos sobre o impacto da publicidade nos mais novos concluíram que os efeitos vão desde o foco numa determinada marca até ao enraizamento de estereótipos e inseguranças pessoais.
Segundo Erin Wilkey Oh, da Common Sense Media, “aprender a pensar criticamente sobre as mensagens dos media é essencial tanto para crianças, como para adultos”. Nesse sentido, o jornal Huffington Post reuniu algumas dicas de especialistas para ensinar aos mais pequenos como interpretar os anúncios publicitários.

Créditos: MILObs

Mensagens populares deste blogue

Kids are glued to their screens – but parents are in no position to criticize.

A study has found teens are ‘hyperconnected’ to their phones but many of their parents have a problem with their own screen time.   Créditos: The Guardian   Ler

Esther Wojcicki: “La mayoría de la gente no sabe reconocer una noticia falsa”

La directiva de Creative Commons defiende la educación creativa y crítica por encima del modelo tradicional. Créditos: El País Ler

"Os benefícios de reabrir as escolas são muito maiores do que o risco".

Elisabete Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia, subscreve a carta aberta que pede "prioridade à escola", mas admite que "a mensagem tem de ser bem passada". Créditos: DN Ler