Avançar para o conteúdo principal

Palavra de Ordem: Motivar para a leitura | Ana Cristina Silva.

Há uns anos, quando saíram os resultados do PISA 2018, ficámos a saber que um terço dos alunos de 15 anos só lê se for obrigado, considerando a leitura uma perda de tempo. Os resultados confirmam ainda que “não saber ler” é o principal factor de retenção no segundo ano de escolaridade. Se o verbo ler é como o verbo amar e não suporta o imperativo, como refere Daniel Pennac, há muitas actividades e algumas atitudes que poderão promover um percurso facilitador da motivação para a leitura.

Créditos: Plano Nacional de Leitura 2027 | blogue

Mensagens populares deste blogue

Kids are glued to their screens – but parents are in no position to criticize.

A study has found teens are ‘hyperconnected’ to their phones but many of their parents have a problem with their own screen time.   Créditos: The Guardian   Ler

Esther Wojcicki: “La mayoría de la gente no sabe reconocer una noticia falsa”

La directiva de Creative Commons defiende la educación creativa y crítica por encima del modelo tradicional. Créditos: El País Ler

"Os benefícios de reabrir as escolas são muito maiores do que o risco".

Elisabete Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia, subscreve a carta aberta que pede "prioridade à escola", mas admite que "a mensagem tem de ser bem passada". Créditos: DN Ler