Avançar para o conteúdo principal

Linha da Frente - A saúde mental na adolescência.

Com atividades interrompidas, com amizades em suspenso e num clima de medo houve patologias detetadas. Os especialistas de saúde mental dizem que a adolescência foi das idades mais atingidas, alertam para a falta de psicólogos nas escolas portuguesas e temem que, ao nível da saúde mental, o pior ainda esteja para vir.
Um alerta partilhado pelo Conselho Nacional da Educação que teme ser urgente reformulação dos currículos escolares e apela à organização de um verão diferente para estes jovens. Fora das escolas, mas com a participação do Estado. A ideia é combater as desigualdades sociais, económicas e emocionais reveladas pela pandemia.
Na grande reportagem, "A Saúde Mental na Adolescência", os pais revelam o que os filhos sofreram com a pandemia e os mais novos relatam uma experiência que os marcará para sempre. O peso dessas marcas é decifrado por especialistas que deixam conselhos que não pode perder.

Créditos: RTP Play

Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Estudo: menos tempo a olhar para um ecrã melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

Estudo publicado no jornal The Lancet Child & Adolescent Health diz que o ideal seria passarem menos de duas horas por dia frente a ecrãs, dormirem o suficiente e terem atividade física.   Créditos: Observador   Ler

Pequeños gestos para criar a un genio, según un estudio de 45 años con niños súper inteligentes.

Permitir que su hijo duerma en casa de amigos es un modo de expandir sus mentes. Créditos: El País Ler