Avançar para o conteúdo principal

Fronteiras XXI - Erradicar a Pobreza.

Portugal conseguiu tirar 543 mil pessoas da pobreza, entre 2008 e 2019, de acordo com dados da Pordata. E, segundo o INE, foi no final dessa década que o país atingiu a taxa de pobreza mais baixa de sempre: 16%.Ainda assim, o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento de 2020 revelou que o país tem 2 milhões de pobres. Um número que coloca Portugal entre os países da UE com mais pessoas em risco de pobreza ou exclusão social, dados do Eurostat.
O que está a faltar no combate à pobreza, em Portugal? Quais são as áreas críticas de intervenção? Pode o alargamento do ensino obrigatório ajudar a reduzir os índices de pobreza? O trabalho é uma garantia ou será preciso aumentar-se o rendimento médio da população? São precisas mais ajudas sociais? E se sim, quais?
Neste Fronteiras XXI vamos descobrir se é possível erradicar a pobreza e como. Com o economista perito em desigualdades e exclusão social, Carlos Farinha Rodrigues, o sociólogo e investigador do estudo «A Pobreza em Portugal», Fernando Bessa Ribeiro, o especialista em políticas públicas, Daniel Carolo. Os restantes nomes do painel de convidados irão sendo revelados até à data do programa. A moderação deste debate estará a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço.

Créditos: Fronteiras XXI |RTP Play

Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Estudo: menos tempo a olhar para um ecrã melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

Estudo publicado no jornal The Lancet Child & Adolescent Health diz que o ideal seria passarem menos de duas horas por dia frente a ecrãs, dormirem o suficiente e terem atividade física.   Créditos: Observador   Ler

Pequeños gestos para criar a un genio, según un estudio de 45 años con niños súper inteligentes.

Permitir que su hijo duerma en casa de amigos es un modo de expandir sus mentes. Créditos: El País Ler