Avançar para o conteúdo principal

“A capacidade de os nossos filhos raciocinarem sobre a informação na internet resume-se a uma palavra: desoladora” – Michel Desmurget, neurocientista.

“Uma pandemia de corpos e cérebros” é como o neurocientista francês Michel Desmurget avalia os efeitos nefastos da excessiva exposição dos mais jovens aos ecrãs. Para o autor do livro “A Fábrica de Cretinos Digitais”, os nossos filhos “representam a primeira geração a ter um QI inferior ao dos pais”. Uma afirmação forte que o investigador aqui fundamenta em entrevista, ao discorrer sobre uma indústria global do digital que nos aprisiona e diminui. Desmurget é claro: “o défice é tão forte que parece representar, nada menos, do que uma ameaça à democracia”.

Créditos: Sapo LifeStyle


Contributo enviado por Luís Tomás


Mensagens populares deste blogue

Entrevista - Professora Ariana Cosme

Ariana Cosme é professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.     Conteúdo relacionado - “Os alunos precisam que a escola mude”

Os 8 pilares da Literacia Digital.

Créditos: Linha de Leitura

O calendário escolar completo para 2022/2023.

As aulas iniciam-se entre 13 e 16 de setembro para os estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário e as interrupções letivas decorrem de 19 de dezembro a 2 de janeiro, de 20 a 22 de fevereiro e de 3 a 14 de abril. Créditos: JN | Jornal de Notícias Ler Conteúdo relacionado -  Despacho n.º 8356/2022